O Teatro Saladistar

O Teatro Saladistar surgiu em 2007, a partir do encontro de um heterogêneo grupo de artistas cênicos oriundos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.

Desde então o coletivo composto de diretores, atores, criadores visuais, músicos e arte-educadores realiza pesquisas e investigação cênica que propõe a releitura de textos clássicos ou originais numa proposta contemporânea e polissêmica dos signos de nosso tempo, aliando teatro à música e dança.

A Serpente

Nelson Rodrigues

No ano de sua formação, o grupo montou o texto “A Serpente” de Nelson Rodrigues, em cartaz na Sala do Coro do Teatro Castro Alves no Festival Camundongo de Teatro. Com Direção de Amanda Maia, o espetáculo contou com a seguinte equipe:

Elenco

Juliana Bebé, Rodrigo Frota, Helena Marfuz, Marcio Bernardes e Fernanda Veloso

Assistência Geral

Juliana Bebé

Cenário

Rodrigo Frota

Amanda Maia

Orientação de Figurino e Maquiagem

Renata Cardoso

Iluminação

Luiz Bonfim

Coordenação de Execução

Victor Diomondes

Concepção e Execução Musical

Mateus Dantas

Fotos

Luisão Pereira

Salomé, de Oscar Wilde

Adaptação de Amanda Maia

Em 2008, o Teatro Saladistar investigou o limiar entre o sagrado e o profano, unindo rock e oriente a uma atmosfera queer na releitura do texto do esteticista Oscar Wilde que aborda a tragédia da paixão da princesa Salomé pelo profeta João Batista. Novamente sob a direção geral de Amanda Maia, o espetáculo Salomé, de Oscar Wilde já esteve em cartaz em duas temporadas, sempre no Teatro Martim Gonçalves (Salvador, BA): Julho de 2008 e Fevereiro de 2009. A peça foi indicada a 02 (dois) prêmios Braskem de Teatro em 2009: Melhor atriz (Luisa Proserpio) e Revelação (Cenário de Rodrigo Frota), sendo vencedora com o cenário de Rodrigo Frota. Recentemente o espetáculo foi selecionado para o Festival Nacional de Teatro de Ipitanga - FIT (Lauro de Freitas, BA) e se apresentou em 21 de Maio deste ano. Neste Festival a peça foi indicada em três categorias: cenário (Rodrigo Frota), trilha sonora (Ráiden Coelho) e melhor atriz (Luísa Proserpio). Neste projeto o grupo conta com os seguintes profissionais:

Elenco

Luisa Prosérpio, Will Brandão, Antonio Fábio, Dora Pratt, Fábio Fernandes, Raphael Veloso e Sibelle Lélis

Corpo de Baile

Brisa Morena, Daniel Moreno, Danillo Novais, Évelin Correia, Fabiana Maia, Matheus Bacellar, Rayara Almeida, Taiane Assis, Thierry Moitinho e Vitor Gally

Assistentes de Direção

Letícia de Castro e Victor Diomondes

Cenário

Rodrigo Frota

Indumentária

Hamilton Lima

Desenho de Luz

Pedro Dultra

Maquiagem

Renata Cardoso

Produção

Daniel Moreno, João Senna Teixeira, Letícia de Castro, Rafael Raña, Raphael Veloso e Thaís Oliveira

Preparação Corporal

Raphael Veloso

Preparação de Elenco

Antonio Fabio e Raphael Veloso

Coreografia

Marilza Oliveira

Música

Orquestra Invisível – Ráiden Coelho, Martim Reyes e Diogo Reyes, Músicos Convidados – Ângelo Santiago e Humberto Barreto

Direção Musical

Ráiden Coelho

Design

Suria Neiva

Fotos

Léo Azevedo

O Grupo Teatro Saladistar é dirigido por Amanda Maia. Diretora teatral formada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, é também produtora e autora teatral, com espetáculos realizados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Sua nova empreitada é a assistência de direção da peça teatral “Jeremias – O Profeta da Chuva”, projeto vencedor do Núcleo do TCA (Teatro Castro Alves) 2009, com texto e direção de Adelice Souza.

Contatos: 3245-2913 8795-9598 8713-9812 9278-4868 9293-1313

teatrosaladistar@gmail.com www.amamaia.com

0 comentários:

Postar um comentário